Quem não tem cliente? De alguma forma todos temos
clientes. Sejam eles internos ou externos. Cada vez mais é fundamental
atender bem seus clientes para alcançar e manter o sucesso pessoal e
profissional. Então, abaixo temos cinco dicas para atender bem o cliente
e gerar maior confiança nesta relação.
1. CONHEÇA -
O primeiro passo é saber quem é seu cliente. O que ele quer? Quais suas
necessidades? Seus desejos? Isso pode ser feito de diversas maneiras. O
mais importante é ter uma visão clara sobre o perfil do seu cliente.
2. OUÇA -
Ouvir os clientes é básico para quem quer manter uma relação positiva
com eles. Porém, ouvir apenas não basta. É preciso mais. É necessário
escutar seu cliente. Ou seja, interpretar o que ele diz e o que ele não
diz. É ampliar a percepção.
3. INTERAJA - Há
clientes que gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda há os que
gostam de experimentar. Fique atento a estas características e procure
agir conforme cada um. Mantenha uma postura de adaptação ao perfil de
cada cliente.
4. POSTURA - Procure manter uma
postura positiva diante do cliente. Em muitos casos o cliente se encanta
não pelo produto ou serviço, mas pela forma como é atendido. Pessoas
que demonstram simpatia, cordialidade e disposição estimulam os clientes
a comprar mais ou simplesmente retornar o contato. De modo geral, as
pessoas gostam de ambientes agradáveis, onde se sintam bem. A postura de
quem atende pode favorecer esta sensação.
5. APRIMORE -
Para atender bem seus clientes é necessário estar em constante
atualização. Leituras, cursos, autoavaliação e avaliação dos clientes
são formas de aprimorar seu atendimento com foco na melhoria contínua.
Descobrir o que os concorrentes ou colegas estão fazendo também é uma
boa estratégia de desenvolvimento desta relação. Por isso, seja um
eterno aprendiz.

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